Como lidar com um dilema difícil?

Como lidar com um dilema difícil?

Em algum momento da vida, todos nós temos que enfrentar um dilema difícil, cuja resolução (a decisão que tomaremos a esse respeito) poderá trazer consequências importantes para nós mesmos e para outras pessoas que se encontram, de algum modo, envolvidas nessa situação.

Alguns exemplos de dilemas que podemos estar enfrentando:

“Eu permaneço neste emprego?”

“Devo terminar esse relacionamento?”

“Mudo de faculdade?”

“Tento uma nova carreira?”

“Tenho filhos?”

“Eu faço aquilo que eles esperam que eu faça ou faço o que realmente quero fazer?”

Aqui estão 6 dicas (*) para lidar com esse tipo de situação:

1 – Reconheça que provavelmente não existem soluções rápidas – Se você tem lutado com um dilema importante é altamente improvável que chegue a uma decisão ainda hoje. Grandes decisões demandam tempo e reflexão.

2 – Analise os custos e benefícios – Escreva uma lista com todos os custos e benefícios de cada opção. Colocar por escrito é uma experiência muito diferente do que pensar ou conversar a respeito.

3 – Reconheça que não há solução perfeita – Se você estiver esperando pelo dia em que não sentirá ansiedade ou pensamentos sobre estar tomando a decisão errada, sua espera será eterna. Não importa qual opção você escolha, haverá a presença de ansiedade e dúvida.

4 – Não há como não escolher – Qualquer que seja o seu dilema você já está fazendo uma escolha. Por exemplo: cada dia que você não pede as contas no trabalho, você está escolhendo permanecer. Até o dia que você parar de tomar a pílula, está escolhendo não ter filhos.

5 – Reserve tempo para refletir – Separe tempo, com regularidade, para refletir com atenção plena sobre a situação. Utilizando a dica do passo 2 (escrever custos e benefícios) veja se alguma coisa mudou desde que você fez isso.

6 – Tenha autocompaixão – Converse consigo mesmo de forma gentil e delicada e abandone a tagarelice improdutiva da mente autojulgadora. Lembre-se que você é um ser humano falível e não um supercomputador capaz de analisar friamente todas as possibilidades e escolher uma resposta perfeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *