O que são doenças psicossomáticas?

O que são doenças psicossomáticas?

Doenças psicossomáticas são doenças causadas ou agravadas pela instabilidade emocional. Normalmente são desencadeadas em pessoas que experienciam maiores níveis de estresse ou ansiedade, como um “sinal” que o corpo emite para avisar de que alguma coisa não está bem na área emocional.

De modo geral, corpo e mente são duas palavras utilizadas para se referirem a duas instâncias separadas uma da outra.. Trata-se de um equívoco.

É impossível desassociar saúde emocional e saúde física. O que ocorre em nossa mente (ansiedade, depressão, estresse etc) é capaz de afetar o corpo e vice-versa. Com isso podemos deduzir que diversas doenças surgem em razão de um contexto emocional ruim, pois o sistema imunológico sofre interferência direta de nosso estado mental (como estamos nos sentindo, que emoções temos vivenciado com mais intensidade e, a partir disso, que escolhas temos feito em nosso dia a dia, a fim de lidar com os problemas que se apresentam).

Além disso, existem doenças inflamatórias (tais como artrite, fibromialgia ou intestino irritável) que podem ser ainda mais agravadas em situações de tristeza, ansiedade ou estresse.

Cada pessoa pode manifestar tensão emocional em diferentes partes do corpo, de modo a causar uma determinada doença ou piorar aquela já existente. Alguns exemplos:

1 – Estômago: dor e queimação no estômago; úlcera

2 – Intestino: prisão de ventre, diarreia

3 – Garganta: irritação, dor, sensação de nó na garganta

5 – Pele: ardência, formigamento

9 – Região íntima: problemas de libido (impotência, ausência de desejo sexual etc)

10 – Sistema nervoso: dores de cabeça/ enxaquecas, alterações da visão, formigamentos ou dormência em certas regiões do corpo

O diagnóstico de uma doença psicossomática deve ser feito, primeiramente, por um psiquiatra ou clínico geral e uma vez confirmado o diagnóstico é importante a realização de psicoterapia, a fim de lidar com os sintomas, pois as causas de tais adoecimentos podem estar relacionadas a diferentes situações de vida: desgaste profissional e sobrecarga no trabalho, situações de violência ou desmotivação, traumas de infância ou eventos traumáticos na idade adulta, além de extrema ansiedade e tristeza (que a pessoa não costuma compartilhar com outras).

2 thoughts on “O que são doenças psicossomáticas?

    1. Oi, Berenice. Provavelmente. Mas não deixe de realizar exames médicos também. Se nada for constatado, agende uma consulta com psicólogo(a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *