Teste: O poder do quando

Teste: O poder do quando

Muito já se falou sobre o que e como fazer algo para ter uma vida melhor, mas saber o momento certo para fazer cada coisa possibilita elevar o que e o como à máxima potência.

O teste abaixo foi tirado do livro “O poder do quando”  do autor Michaeu Breus.

O autor, que é psicólogo também, oferece um teste para que os leitores descubram qual é o seu perfil de acordo com o relógio biológico, baseados no comportamento de quatro animais: o golfinho, o leão, o lobo e o urso.

Relógio biológico tem a ver com o seu ritmo mental e corporal no decorrer do dia. Por exemplo: existem pessoas que se sentem mais motivadas ou mais produtivas no período da manhã, enquanto outras se sentem muito mais dispostas a tarde ou a noite.

Descobrir qual é o seu perfil, por meio desse teste, permite compreender quando (em que período do dia/ noite) é o ideal para que você planeje algo importante, pratique exercícios ou aprenda algo novo.

Você também encontra “O poder do quando” nas principais livrarias do país.

 

PARTE UM

 

Para as dez afirmações a seguir, marque “V” para verdadeiro ou “F” para falso.

 

  1. Qualquer barulho ou luz me acorda ou me impede de dormir.
  2. Comer não é um grande prazer para mim.
  3. Costumo acordar antes que meu despertador toque.
  4. Não consigo dormir em aviões, mesmo com máscara e protetores auriculares.
  5. É muito comum ficar irritadiço por cansaço.
  6. Me preocupo demais com detalhes.
  7. Fui diagnosticado por um médico ou já me autodiagnostiquei como insone.
  8. Na escola, eu ficava ansioso com as minhas notas.
  9. Perco o sono remoendo o que aconteceu no passado e o que pode acontecer no futuro.
  10. Sou perfeccionista.

 

Se você marcou “V” para verdadeiro em sete ou mais das dez questões acima, você é um GOLFINHO. Vá até o final para ler o resultado.

Caso contrário, prossiga para a PARTE 2

 

 

PARTE DOIS

Em cada uma das questões abaixo, selecione (qual das 3 alternativas: a, b ou c) tem mais a ver com você.

Some os número que estão entre parênteses para obter sua pontuação final.

Exemplo: Questão 1 – você escolheu a alternativa a – nessa questão sua pontuação é o número que está na frente entre parênteses, número 1.

Vá anotando todos esses números em cada uma das 20 questões. A somatória deles será sua pontuação.

 

  1. Se você não tivesse nada para fazer no dia seguinte e se permitisse dormir pelo tempo que quisesse, a que horas você acordaria?
  2. a) Antes das 6h30. (1)
  3. b) Entre 6h30 e 8h45. (2)
  4. c) Depois das 8h45. (3)

 

  1. Quando precisa acordar em determinado horário, você usa o despertador?
  2. a) Não preciso. Acordo sozinho na hora certa. (1)
  3. b) Sim, sem soneca ou com apenas uma soneca. (2)
  4. c) Sim, com um alarme reserva e várias sonecas. (3)

 

  1. A que horas você acorda nos fins de semana?
  2. a) No mesmo horário dos dias de semana. (1)
  3. b) Em torno de 45 a noventa minutos depois em relação ao horário dos dias de semana. (2)
  4. c) Noventa minutos ou mais depois do horário dos dias de semana. (3)

 

  1. Como você lida com o jet leg? (mudança de fuso em viagens longas de avião)
  2. a) Sempre sofro com ele. (1)
  3. b) Me adapto em menos de 48 horas. (2)
  4. c) Me adapto rapidamente, ainda mais quando viajo para o oeste. (3)

(*) Se ainda não viajou de avião, pense em como acha que iria se sentir

 

  1. Qual é sua refeição favorita? (Pense mais na hora do dia do que no cardápio.)
  2. a) Café da manhã. (1)
  3. b) Almoço. (2)
  4. c) Jantar. (3)

 

  1. Se pudesse voltar no tempo e prestar vestibular de novo, em que horário preferiria começar a prova para ter foco e concentração máxima (e não apenas acabar logo de uma vez)?
  2. a) Manhãzinha. (1)
  3. b) Começo da tarde. (2)
  4. c) Meio da tarde. (3)

 

  1. Se pudesse escolher qualquer horário do dia para praticar um exercício intenso, qual seria?
  2. a) Antes das 8h. (1)
  3. b) Entre 8h e 16h. (2)
  4. c) Depois das 16h. (3)

 

  1. Quando você está mais alerta?
  2. a) Uma a duas horas depois de acordar. (1)
  3. b) Duas a quatro horas depois de acordar. (2)
  4. c) Quatro a seis horas depois de acordar. (3)

 

  1. Se pudesse escolher uma jornada de trabalho de cinco horas, qual bloco de horas consecutivas você preferiria?
  2. a) Das 4h às 9h. (1)
  3. b) Das 9h às 14h. (2)
  4. c) Das 16h às 21h. (3)

 

  1. Você considera que…
  2. a) O lado esquerdo de seu cérebro é dominante — ou seja, você tem um pensamento estratégico e analítico. (1)
  3. b) Ambos os lados são equilibrados. (2)
  4. c) O lado direito de seu cérebro é dominante — ou seja, você tem um pensamento criativo e perspicaz. (3)

 

  1. Você cochila?
  2. a) Nunca. (1)
  3. b) Às vezes aos fins de semana. (2)
  4. c) Se tirasse um cochilo, ficaria acordado a noite toda. (3)

 

  1. Se tivesse de fazer duas horas de trabalho físico árduo, como mudar móveis de lugar ou cortar lenha, em que horário escolheria fazer isso para ter eficiência e segurança máxima (e não apenas para acabar logo de uma vez)?
  2. a) Das 8h às 10h. (1)
  3. b) Das 11h às 13h. (2)
  4. c) Das 18h às 20h. (3)

 

  1. Em relação a sua saúde geral , qual afirmação combina mais com você?
  2. a) “Faço escolhas saudáveis quase sempre”. (1)
  3. b) “Faço escolhas saudáveis de vez em quando”. (2)
  4. c) “Tenho dificuldade para fazer escolhas saudáveis”. (3)

 

  1. Qual é seu nível de conforto em correr riscos?
  2. a) Baixo. (1)
  3. b) Médio. (2)
  4. c) Alto. (3)

 

  1. Você se considera:
  2. a) Voltado para o futuro, com grandes planos e objetivos claros. (1)
  3. b) Moldado pelo passado, esperançoso em relação ao futuro e buscando viver o momento. (2)
  4. c) Voltado para o presente. O importante é o que é bom agora. (3)

 

  1. Como você se caracterizaria enquanto estudante?
  2. a) Excepcional. (1)
  3. b) Regular. (2)
  4. c) Preguiçoso. (3)

 

  1. Quando acorda de manhã, você está…
  2. a) Alerta. (1)
  3. b) Zonzo, mas não confuso. (2)
  4. c) Entorpecido, com os cílios pesados. (3)

 

  1. Como você definiria seu apetite na primeira meia hora depois que acorda?
  2. a) Muito faminto. (1)
  3. b) Com fome. (2)
  4. c) Sem fome nenhuma. (3)

 

  1. Com que frequência você sofre com sintomas de insônia?
  2. a) Raramente, apenas quando estou me adaptando a um fuso horário diferente. (1)
  3. b) Às vezes, quando estou passando por um período difícil ou estou estressado. (2)
  4. c) De maneira crônica. Eles vêm em ondas. (3)

 

  1. Como você descreveria sua satisfação geral com a vida?
  2. a) Alta. (0)
  3. b) Boa. (2)
  4. c) Baixa. (4)

 

PONTUAÇÃO:

19 a 32: Leão

33 a 47: Urso

48 e 61: Lobo

 

CONHEÇA OS PERFIS:

 

Golfinhos (10% da população): Costumam acordar se sentindo pouco revigorados e ficam cansados até o fim da tarde, quando de repente entram no ritmo. São mais alertas tarde da noite e mais produtivos em momentos esparsos ao longo do dia. Geralmente são cautelosos, introvertidos e inteligentes.

 

Leões (de 15% a 20% da população): Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.

 

Lobos (de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas da manhã, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às sete horas da noite e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulsivos, pessimistas e criativos.

 

Ursos (50% da população): Acordam depois de apertar o botão de soneca uma ou duas vezes, começam a se sentir menos cansados do meio até o final da tarde e dormem profundamente, mas não tanto quanto gostariam. São mais alertas entre o meio da manhã e o começo da tarde e mais produtivos no fim da manhã. Geralmente são simpáticos e descontraídos.

 

 

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