1 – Faça as pazes com sua solidão. Ouça sua voz interior.
Existe uma diferença entre estar isolado socialmente e estar isolado afetivamente. Você pode estar em meio a uma multidão e, ainda assim, sentir o coração vazio de afeto. Os momentos na nossa própria companhia (todos aqueles que são escolhidos e vividos de maneira consciente) são necessários para que se ouça aquela voz interior, que acaba sendo constantemente abafada pelo barulho da vida e pelos diálogos com outras pessoas. Em pausas assim é possível ouvir o que você tem a dizer a si mesmo. E, acredite, você poderá se surpreender.
2 – Compreenda que as pessoas da sua família deixarão marcas emocionais muito profundas em sua personalidade.
Pode ser que, ocasionalmente, você se dê conta do quanto é uma pessoa crítica consigo mesma.
“Sou burro(a)”
“Não faço nada que preste”
“Não sou bonito(a) nem atraente”
Em um mergulho interior (voltado às memórias do passado) você pode descobrir que essas frases não são completamente suas (embora estejam ocorrendo dentro da sua mente). Mas são, antes de mais nada, reedições de coisas que você ouviu de pais, familiares, professores e outras pessoas que fizeram parte da sua formação pessoal. Tais mensagens recebidas (em um momento na infância no qual você estava ainda aprendendo quem era) foram tão internalizadas que você chegou a idade adulta, sem sequer questioná-las.
E só você pode dizer quem é de verdade.
3 – Não se acostume a uma vida infeliz. Talvez você nunca tenha se dado conta do quanto sua existência é única e, portanto, assustadoramente bela. Independente de suas crenças religiosas (se você acredita que exista ou não uma continuidade após a morte) é preciso encontrar sentido para a vida que você está vivendo agora. E esse sentido só pode ser dado por você, pois mais ninguém esteve em seu lugar desde o seu primeiro sopro de vida. Nunca é tarde demais para nada. Se você está vivo(a) sempre é tempo de começar e recomeçar tudo de novo. É seu direito ser feliz.
Psicóloga Viviane Mendonça – Atendimento em Taubaté
Comments are closed.