Depressão não é tristeza ou melancolia passageira. Não é frescura. Não é falta de força de vontade. Não é ausência de fé e nem sinônimo de loucura.
A depressão é um transtorno mental, caracterizada pelos seguintes sinais e sintomas: tristeza constante, perda de interesse em atividades que antes eram consideradas prazerosas, sentimentos de culpa, vergonha ou baixa autoestima, distúrbios de sono ou apetite, cansaço físico/ mental e falta de concentração.
Se você percebe que está se sentindo assim já há algum tempo converse agora mesmo com alguém de sua confiança – uma pessoa da família ou amigo(a) – e procure ajuda médica e/ou psicológica.
Saiba que você não está sozinho. Mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e a OMS (Organização Mundial da Saúde) já divulgou que até 2020 essa se tornará a doença mais incapacitante do mundo.
A depressão tem cura. Entretanto, estima-se que apenas metade das pessoas com depressão buscam tratamento.
Isso acontece porque infelizmente ainda há muito tabu e vergonha com relação aos transtornos mentais e isso não deveria ser assim, uma vez que o cérebro é um órgão como qualquer outro e sofre um desequilíbrio neuroquímico com a depressão. Ou seja: o adoecimento mental também tem uma causa no corpo físico, como qualquer outro adoecimento.
Portanto, não tente resolver sozinho(a) ou acreditar que é só um período ruim, que irá passar.
Ninguém fica esperando, sem tratamento, que a diabetes um dia chegue ao fim. Ninguém tenta curar a própria perna quebrada. Ninguém deixa de fazer uma cirurgia importante por acreditar que se trata apenas de uma questão de força de vontade para que a cirurgia não seja mais necessária, não é mesmo?
A depressão mais leve pode ser tratada por meio de psicoterapia com um profissional de Psicologia. Nos casos mais graves ou moderados o uso de medicamentos (combinado ao tratamento psicológico) pode ser ainda mais eficaz por produzir alívio e redução dos sintomas.
Quando não tratada, a depressão é um quadro que se agrava aos poucos e pode levar ao suicídio. Segundo a OMS de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim à própria vida. Em muitos casos a pessoa não deseja pôr fim à própria vida, mas pedir desesperadamente por socorro.
Não deixe de buscar ajuda. Sua vida vale muito e você merece ser feliz.
Preciso de ajuda